Resultados de busca

Vila Mariana: o que o plano diretor indica sobre o presente e o futuro do bairro?

Por Natasha Meneguelli em 11 de maio de 2020
| 0

Se você está pensando em comprar um imóvel na Vila Mariana, é importante entender quais são os pontos mais interessantes agora e quais as novidades previstas para os próximos anos em termos da ocupação urbana e seu impacto ambiental. Afinal, tanto para morar ou investir, conhecer estes detalhes te ajuda a entender quais são as vantagens da região em que está a casa ou apartamento, e que elas afetam a sua qualidade de vida. 

 

O que é o Plano Diretor?

O último Plano Diretor é um conjunto de regras que determina como será o crescimento da cidade até 2029. Este foi realizado em 2016, durante o mandato de Fernando Haddad, e funciona como um instrumento de política e desenvolvimento urbano. É regulamentado pela Lei Federal nº 10.257 de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade; pelo Código Florestal (Lei nº 4.771 de 1965); e pela Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei n.º 6.766 de 1979). 

 

O que o Plano Diretor de São Paulo diz sobre a Vila Mariana?

 

Como está o bairro no presente?

É uma das áreas mais valorizadas da cidade, com investimentos em serviços, cultura, equipamentos públicos de saúde e mais variedade de opções de lazer. Ao mesmo tempo em que possui diversidade de atividades, com bastante modernidade, também é considerada um bairro tradicional. 

Um dos destaques da Vila Mariana no Plano Diretor é sua posição privilegiada na cidade, sendo um bairro de transição entre outras regiões da capital. Ela possui estações da Linha 1 Azul do metrô, como Santa Cruz e Ana Rosa, além de importantes vias expressas para carros, corredores de ônibus e um crescente número de ciclovias. Apesar de o uso dos veículos individuais ainda ser a prioridade dos moradores, a tendência é pela diversificação de tipos de transporte e a melhoria da conexão entre cada um deles. 

A qualidade ambiental e paisagística também é muita elogiada no bairro, já que ele faz parte de uma região conhecida por sua arborização. A existência do Parque do Ibirapuera, somada aos bairros-jardim (como são conhecidos tecnicamente os que tem como um dos focos a presença de paisagem vegetal), dão esta característica extra da Vila Mariana. 

Pontos interessantes do bairro:

  • concentração de comércio e serviços nas ruas Domingos de Moraes e Vergueiro;
  • complexo do Hospital São Paulo e Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;
  • Shopping Santa Cruz; 
  • Parque Ibirapuera, com importantes edifícios no seu entorno, como o Instituto Biológico, Assembléia Legislativa, Círculo Militar e Museu de Arte Contemporânea;
  • e concentração de imóveis históricos significativos, como a Cinemateca, a Casa Modernista e o Museu Lasar Segall. 

 

plano diretor na vila mariana

 

Que mudanças estão no Plano Diretor para a Vila Mariana nos próximos anos?

Os objetivos principais das mudanças para a Vila Mariana estão centrados em uma convivência equilibrada entre urbanização e conservação ambiental. Isto inclui a forma como acontece o uso e a ocupação do solo, a oferta de sistemas de transporte coletivo e de infraestrutura de serviços. As novidades para o bairro e seu entorno (como Moema) incluem: 

 

Melhorias no transporte coletivo e nas vias para carros e pedestres

  • Linha 20 – Rosa do metrô, que passará pela Av. Sabiá;
  • corredores de ônibus que seguirão pelas avenidas Indianópolis e República do Líbano, Jabaquara e ruas Domingos de Morais e Vergueiro, avenidas Ibirapuera e Sena Madureira, Ricardo Jafet e Professor Abraão de Morais, Complexo Viário Ayrton Senna e pela Avenida Brasil;
  • alargamento das calçadas da Av. Ibirapuera; 
  • complementação e padronização das calçadas, travessias mais qualificadas e seguras, e melhoria da arborização, sinalização e iluminação nas avenidas Dr. Ricardo Jafet e Jabaquara, e nas ruas Domingos de Moraes e Vergueiro.

 

Melhorias relacionadas à conservação ambiental

  • Promoção da recuperação e conservação ambiental dos cursos de água e das áreas verdes;
  • solução dos problemas de saneamento ambiental, em especial manejo de águas pluviais (drenagem); 
  • ampliação e melhoria dos espaços de uso público para promover o convívio social e valorizar os passeios como áreas de uso comum, aumentando o sombreamento das ruas, a arborização, instalando mobiliário urbano adequado e realizando estudos para verificar a possibilidade de enterramento da fiação;
  • ampliação e melhoria das áreas verdes, implantando novas praças em locais viáveis e estratégicos, qualificando as existentes, integrando-as ao entorno e promovendo o uso adequado.

Posts relacionados

bairro mooca

Morar bem: bairro Mooca

29 de maio de 2020

O bairro Mooca, na Zona Leste de São Paulo, já bem pertinho da região central, é perfeito para quem pretende...

Continue lendo

valorizacao bairro moema

3 eixos de valorização do bairro Moema

25 de maio de 2020

Conhecer os eixos de valorização do bairro Moema é uma ótima informação para quem quer comprar uma casa ou...

Continue lendo

imoveis em moema

Conheça 5 empreendimentos incríveis em Moema...

18 de maio de 2020

Neste texto separamos 5 empreendimentos incríveis em Moema. Eles fazem parte deste bairro que é um dos mais...

Continue lendo