Revisão do Plano Diretor de São Paulo: como influencia no mercado imobiliário? - Apê11

Revisão do Plano Diretor de São Paulo: como influencia no mercado imobiliário?

Por Natasha Meneguelli em 17 de maio de 2021

O Plano Diretor de São Paulo é uma ferramenta de planejamento importante para o mercado imobiliário. Traz estudos e prioridades para o presente e o futuro do uso do espaço na capital paulista. A revisão dele deve acontecer ao longo de 2021. A Lei é essencial para entender o desenvolvimento da capital paulista.

Entenda o que é o Plano, sua revisão e como ele influencia no mercado de compra e venda de imóveis.


O que é o Plano Diretor da cidade de São Paulo?

É uma lei municipal que orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade até 2029. O Plano Diretor está em vigor desde 31 de julho de 2014, e tem como principal diretriz aproximar emprego e moradia.

O Plano Diretor Estratégico (PDE) tem como objetivo garantir que o desenvolvimento da cidade seja feito de forma planejada, considerando ações do poder público e da iniciativa privada, além das necessidades coletivas da população paulista e da cidade. 

O PDE é elaborado sempre com a participação de diferentes partes da sociedade que fazem parte da cidade. O planejamento urbano é pensado para reorganizar os espaços da capital e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

O Plano Diretor tem suas conquistas até o momento voltadas para diferentes prioridades urbanas, como eixos de estruturação da transformação, habitação social e transporte público.


Revisão do PDE

Neste ano de 2021 o Plano Diretor terá uma revisão, que já tem o seu cronograma de funcionamento. O objetivo é aperfeiçoar pontos específicos da Lei, adequando-a às necessidades observadas desde 2014, mas sem reescrever o texto dela.

Para isso, os debates e análises continuam envolvendo as perspectivas de diferentes partes da sociedade sobre as regras para o uso e a ocupação dos espaços da cidade. Contudo, uma das preocupações é quanto às limitações que a pandemia impõe, que podem influenciar na participação da população geral.

A revisão prevê 5 etapas: 

  • diagnóstico e avaliação dos resultados; 
  • recebimento de propostas; 
  • sistematização das contribuições recebidas e elaboração de propostas de ajustes; 
  • discussão pública digital e presencial; 
  • elaboração de Minuta Final do Projeto de Lei.

Inclusive, você, como cidadão, pode participar do planejamento. 


sao paulo


Como o Plano Diretor influencia no Mercado Imobiliário?

Para o mercado imobiliário, os estudos incluídos na elaboração do Plano Diretor oferecem perspectivas sobre os pontos positivos e a melhorar de cada parte da cidade, indicando o futuro do desenvolvimento para investidores, incorporadoras ou moradores.

Para os agentes do mercado imobiliário, principalmente construtoras e incorporadoras, o debate se centra em aprimoramentos que se encaixem na visão desse setor sobre os imóveis.


Investimento em imóveis

Dados sobre o futuro da cidade costumam ser prioridades maiores de investidores em imóveis. Além de questões econômicas e de perfil de compra e aluguel de imóveis, saber sobre regiões com potencial de valorização é um ponto extra interessante.

Esses pontos são oferecidos pelas análises completas que fazem parte do Plano Diretor. Você consegue encontrar, por meio de diferentes plataformas da Prefeitura focadas no PDE, tanto as informações chave que o direcionam, quanto os resultados dos últimos anos.


Moradores

O Plano Diretor estuda e aponta os pontos negativos, positivos e em transformação dos bairros. Por isso, ele pode te ajudar a comparar imóveis de bairros diferentes e fazer uma escolha que te beneficie agora e nos próximos anos.

Inclusive, considerando as modificações trazidas por esse planejamento governamental, que também influencia o setor de construção e das incorporadoras, pode ser que o seu leque de bairros possíveis aumente. Além das possibilidades de melhores encaixes de orçamento, sem perder qualidade no entorno do imóvel.

ipe roxo em sao paulo

Ipê Roxo: onde encontrar e quais os seus ben...

7 de junho de 2021

O Ipê Roxo é uma árvore brasileira que é utilizada como parte do paisagismo urbano em diferentes cidades do...

Continue lendo

fazer faculdade em sao paulo

Vale a pena fazer faculdade em São Paulo?

18 de dezembro de 2020

Está pensando em fazer faculdade em São Paulo, mas ainda não tem certeza? Está cogitando se essa é uma boa...

Continue lendo

modernizacao na bela vista

Bairro Bela Vista: o que se espera de modern...

16 de dezembro de 2020

A Bela Vista é para quem pensa em comprar uma casa ou apartamento em uma região bem abastecida de todo o tipo de...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.