O que o corretor de imóveis precisa saber? - Apê11

O que o corretor de imóveis precisa saber?

Por Natasha Meneguelli em 18 de março de 2021

A profissão do corretor de imóveis envolve uma série de conhecimentos sobre mercado imobiliário, direito, negociação e pessoas de forma geral. Aprenda sete conhecimentos úteis que você precisa dominar para se tornar um profissional de sucesso. 


Detalhes sobre sua área de atuação

Há corretores que trabalham em um único segmento, e outros que transitam entre vários. Esta é uma decisão que você deve tomar com base em oportunidades disponíveis, suas capacidades e suas preferências. 

Por exemplo, se você decide que quer seguir apenas no mercado de luxo, terá que estudar e se aprofundar sobre conhecimentos específicos sobre este mercado, além de adequar o seu comportamento a um que corresponda ao dos seus clientes. 


Negociação

Técnicas de negociação são necessárias em várias situações, e para os corretores de imóveis elas são imprescindíveis. Afinal, você precisa entender ambos os lados das transações imobiliárias, compradores e vendedores, e auxiliar na negociação de ambos. 

Isso inclui também técnicas de vendas e fechamento de negócios. 


Comunicação clara

É um dos pontos que complementam a sua postura como profissional, essencial para ser compreendido pelos seus clientes e para esclarecer as dúvidas que surgirem e o seu ponto de vista em relação à venda ou à compra. É muito importante desenvolver a sua capacidade de ouvir e fazer perguntas de forma apropriada.


corretor de imoveis


Direito imobiliário

Você não precisa ser um especialista, já que este papel cabe ao advogado. Contudo, é essencial ter um conhecimento básico do vocabulário jurídico relacionado à compra e venda de imóveis. Um dos assuntos mais importantes é o da documentação, como averbação, contrato e registro de imóveis.


Crédito imobiliário

Boa parte das transações imobiliárias são possíveis por conta do financiamento imobiliário. Por isso, saber explicar para os seus clientes questões iniciais sobre isso é essencial. Apesar disso, vale lembrar que esta conversa é apenas inicial, e que você deve indicar o responsável por isso na imobiliária em que trabalha, ou apontar para os setores das instituições financeiras que cuidam disso.


Potencial dos imóveis

Os diferentes tipos de imóveis se adequam para diferentes preferências, necessidades e potenciais. É interessante e um diferencial que você saiba sobre algumas questões de arquitetura e de decoração para aconselhar os seus clientes. Alguns exemplos são a questão da incidência solar para os compradores, e modificações simples e possíveis nos imóveis para os vendedores. 


Conhecimento sobre a região do imóvel

Este é um tipo de conhecimento que os compradores valorizam muito, especialmente se estão chegando recentemente no município ou bairro: saber detalhes cotidianos da localidade do imóvel. Onde estão os pontos comerciais de referência, se é um lugar calmo ou agitado, escolas, transporte público, enfim, tudo o que torna a vida naquele lugar mais conveniente e confortável.

parceria imobiliaria

Apê11 na imprensa: Startup Apê 11 lança plat...

9 de abril de 2021

Leia na íntegra a matéria publicada na Gazeta do Povo, no dia 08 de abril, sobre a nova plataforma de...

Continue lendo

financiamento de imoveis

O que o corretor de imóveis precisa saber so...

5 de abril de 2021

O corretor de imóveis é o profissional que auxilia nas transações imobiliárias. Tanto da parte de quem vende...

Continue lendo

marketplace no mercado imobiliario

Marketplace no mercado imobiliário: quais as...

22 de janeiro de 2021

O marketplace no mercado imobiliário ainda não é tão explorado. Apesar disso, são visíveis as oportunidades...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.