O que o corretor de imóveis precisa saber sobre financiamento? - Apê11

O que o corretor de imóveis precisa saber sobre financiamento?

Por Natasha Meneguelli em 5 de abril de 2021

O corretor de imóveis é o profissional que auxilia nas transações imobiliárias. Tanto da parte de quem vende quanto de quem compra. Por isso, saber os principais aspectos do financiamento de casas e apartamentos é essencial. Entenda os principais pontos.


Situação financeira do cliente

Ter os documentos e a situação financeira em dia é primordial para comprador, vendedor e imóvel. No caso específico do financiamento, é o que garante ao banco ou instituição financeira que quem compra o imóvel tem condições de pagar as parcelas e a propriedade como um todo. 

O ideal é que não haja nenhuma pendência, e que possíveis problemas sejam identificados e resolvidos antes do pedido de crédito.


Como funciona o financiamento nos principais bancos

Os principais bancos do país e de São Paulo possuem detalhes sobre suas condições de financiamento nos seus sites oficiais. Estes detalhes permitem que você explique para o seu cliente as possibilidades de crédito. 

Normalmente, os pontos a serem considerados para escolher o financiamento são juros, forma de amortização, taxas bancárias e outras obrigações do contrato. Um ponto de atenção é avaliar o montante de recursos próprios que o cliente dispõe para comprar o imóvel, que deve ser no mínimo de 10 a 20% do valor do imóvel. Na Apê11 há uma ferramenta gratuita que ajuda a realizar essa comparação, que é o Simulador de Crédito Imobiliário. O objetivo dela é facilitar o trabalho do corretor e a pesquisa dos clientes.


corretor precisa saber sobre financiamento


Condições do FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador quando ele se torna desempregado, já que, na maior parte das vezes, é sacado após a demissão. Contudo, ele possui outras opções de uso. No caso das transações imobiliárias:

  • Compra ou construção de um imóvel residencial, como pagamento do valor total ou de parte dele;
  • Para quitar totalmente a dívida ou pagar uma parte do saldo devedor, desde que o financiamento tenha sido assinado no âmbito do SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
  • Diminuição em até 80% do pagamento das prestações em até 12 meses consecutivos, com a condição de que o contrato tenha sido assinado no âmbito do SFH.

É importante conhecer as exigências para o comprador e para o imóvel, além dos passos para utilizar o Fundo.


Programa Casa Verde e Amarela

Ele é o programa que substituiu o Minha Casa Minha Vida. Por isso, se encaixa nos conhecimentos básicos sobre financiamento imobiliário. O programa incluiu regularização fundiária e melhoria de residências, além do financiamento habitacional. A meta é regularizar 2 milhões de moradias, com 400 mil em melhorias até 2024.

Diferente do MCMV, que tinha uma taxa única de juro para todo o país, com o Casa Verde e Amarela elas serão variadas. Os critérios são faixa de renda e localidade do imóvel.


Crédito com garantia do imóvel

É outra modalidade de financiamento. Também é chamado de home equity, e é basicamente um empréstimo que tem o imóvel atual do proprietário como garantia. Ele pode ser utilizado para comprar um imóvel para investir, para adiantar a compra de um segundo enquanto a venda do primeiro não sai, ou simplesmente como ajuda financeira.

Como há o imóvel como garantia, o banco considera que a segurança é maior em relação à intenção de quitar a dívida. O maior proveito disso é obter taxas de juros menores (quando comparadas com outras modalidades).

parceria imobiliaria

Apê11 na imprensa: Startup Apê 11 lança plat...

9 de abril de 2021

Leia na íntegra a matéria publicada na Gazeta do Povo, no dia 08 de abril, sobre a nova plataforma de...

Continue lendo

o que o corretor precisa saber

O que o corretor de imóveis precisa saber?

18 de março de 2021

A profissão do corretor de imóveis envolve uma série de conhecimentos sobre mercado imobiliário, direito,...

Continue lendo

marketplace no mercado imobiliario

Marketplace no mercado imobiliário: quais as...

22 de janeiro de 2021

O marketplace no mercado imobiliário ainda não é tão explorado. Apesar disso, são visíveis as oportunidades...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.