Decoração Industrial: o que é e como fazer?

Por Natasha Meneguelli em 11 de janeiro de 2021

A decoração industrial é muito procurada por quem quer que sua casa ou apartamento fique mais moderno e estiloso. Também pode ser considerada uma das que melhor se encaixam na ideia de urbano, e costuma agradar adultos jovens.  


O que é a decoração industrial?

Este estilo surgiu nos Estados Unidos nas décadas de 60 e 70, quando galpões e fábricas abandonados passaram a ser utilizados para morar. Muitos dos aspectos sobre os quais falaremos nos próximos parágrafos têm origem em características destes locais que eram incorporadas na decoração. Ou, ainda, em combinações que diminuíam os pontos menos valorizados na época, como a fiação exposta, por exemplo. 

Além disso, por priorizar o conceito aberto e os ambientes integrados, a decoração industrial traz uma atmosfera charmosa e descontraída para o imóvel.


Como fazer uma decoração industrial?

Entenda quais são os detalhes que te ajudam a decorar sua casa ou apartamento no estilo industrial. Uma das vantagens deste tipo de decoração é que é possível adaptar diferentes orçamentos.


Estrutura

Exatamente por conta da origem em galpões e fábricas, é muito comum ver o uso da decoração industrial em lofts. Isto porque eles possuem um pé direito mais alto, que se encaixa muito bem. Apesar disso, também é possível usar o estilo em casas e apartamentos de altura comum.

Outra característica é deixar elementos estruturais aparentes, como vigas, teto sem forro, tubulações e fiações. Além de economizar na reforma, é possível identificar se o “desenho” desses itens está correto e bem feito. 


como fazer decoracao industrial


Iluminação

São dois os pontos sobre iluminação em imóveis com decoração industrial. O primeiro são as janelas, que costumam ser grandes, trazendo bastante iluminação natural. O segundo são as luminárias com fios pendentes, que trazem um charme especial.


Mobília

Você pode comprar móveis já prontos e novos com este estilo, garimpar para encontrar clássicos perdidos pela cidade ou reformar o seu. As peças rústicas, as recicladas e, principalmente, as feitas com metais, são muito usadas. 

Como a ideia principal é deixar a residência com um ar de fábrica antiga, a mobília feita de aço inox, ferro ou cobre fica muito interessante. Além disso, você pode tanto escolher um aspecto mais rudimentar quanto um delicado. 


Acabamento

Você já deve ter visto aquelas casas com paredes descascadas ou de tijolos, como se estivessem sem acabamento. Ainda que algumas tenham certo retoque, elas são pensadas para não serem “terminadas”. Este é um item que pode trazer personalidade para o seu lar. 

Outra aposta comum é o cimento queimado, que serve tanto para as paredes quanto para o piso e para itens decorativos. Um último detalhe é aproveitar o ladrilho antigo do chão, que pode ser colorido ou neutro. 


Cores e acessórios

Normalmente as cores da decoração industrial surgem, também, do que era comum ver em fábricas. Tons terrosos, puxados para a cor do tijolo laranja, assim como os metálicos e os neutros. Alguns exemplos são cinza, prata, cobre, laranja, vermelho e preto. 

Apesar disso, como o estilo também traz a arte de rua e a urbana, que possuem uma série de outras cores, você pode escolher o que melhor combina com você. É comum usar grafites e quadros de arte pop como acessórios. 


Você também pode conhecer outros estilos de decoração para se inspirar ou ler sobre como realizar uma reforma no condomínio.

cor da pantone

Quais são as cores Pantone de 2021?

23 de dezembro de 2020

No último dia 12 de dezembro foram anunciadas as cores Pantone de 2021. Ambas são resultado de um estudo de...

Continue lendo

como passar o natal à distância

Como aproveitar o Natal à distância?

21 de dezembro de 2020

Saber como aproveitar o Natal à distância não é só uma necessidade de 2020. Para quem estuda ou trabalha fora,...

Continue lendo

como fazer um jardim de inverno

Como fazer um jardim de inverno?

13 de novembro de 2020

O jardim de inverno é uma das opções decorativas que você pode ter na sua casa ou apartamento. Charmoso, ele...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.