Mercado Imobiliário em 2021: o que esperar?

Por Natasha Meneguelli em 1 de janeiro de 2021

São várias as previsões para o Mercado Imobiliário em 2021. Por ser o ano em que todos esperam a superação da pandemia do Covid-19, as expectativas são grandes. Entenda o resumo dos resultados deste ano de 2020 e o que esperar para o próximo. 


Como foi o mercado imobiliário em 2020?

Os principais acontecimentos do mercado imobiliário em 2020 indicam que, apesar dos impactos da pandemia no primeiro semestre do ano, o setor conseguiu se recuperar e trazer bons resultados. Uma das razões para isso foi o corte na Taxa Selic, que aconteceu no começo de agosto, chegando a 2%. 

É o menor patamar histórico desde 1999 para a taxa básica de juros, e fez parte de um processo já esperado pelos analistas no sentido de estimular a recuperação da economia brasileira. Logo depois houve aumento no número de financiamentos de imóveis, assim como na venda de unidades residenciais. 

A Pesquisa do Mercado Imobiliário do Secovi-SP de outubro apontou que esses fatores, junto aos preços mais acessíveis, fizeram com que houvesse reação nas vendas. Os financiamentos com recursos da poupança também foram significativos, chegando a R$13,9 bilhões em outubro, conforme apontam os dados da Abecip.

Emilio Kallas, que é vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos da organização, lembrou que em 2019 houve recorde de vendas, o que já foi superado neste ano. No acumulado de janeiro a outubro foram 38.287 imóveis comercializados, 5,6% a mais que no ano passado. 

Outro detalhe é o perfil dos imóveis mais vendidos. Os vencedores foram os econômicos de 2 dormitórios, com área útil entre 30 m² e 45 m².


compra de imoveis em 2021


O que esperar sobre a compra e venda de imóveis em 2021?

“Prevemos que a Selic deve aumentar ao longo de 2021, é muito difícil ela se manter neste nível tão baixo por muito tempo. Os juros reais estão negativos no Brasil nesse momento e já se vêem ameaças de inflação”, afirma Leonardo Azevedo, cofundador da Apê11. “Esse juro real tão baixo está movimentando muitos recursos para a economia real, e o setor imobiliário é um dos destinos relevantes dos investidores”.

Nesse sentido, um ponto que pode ser considerado positivo é que a Apê11 registrou um forte crescimento de investidores na busca por imóveis. Isso é percebido não só por meio dos dados gerados pela plataforma, mas também pelo perfil mais objetivo de compra. Durante setembro e outubro, o número de interessados na compra de imóveis para estes fins aumentou 115% em relação a julho e agosto. Do total de interessados em aquisição de imóveis, 37% eram investidores. 

“Também acreditamos que o crédito imobiliário mais disponível vai ajudar muita gente na conquista do seu primeiro imóvel. É um perfil que também está bem quente dentre os nossos clientes”, observa Azevedo. “Fundamentalmente, é importante que as pessoas se atentem a possíveis subidas nos preços dos imóveis, porque se a demanda aumenta muito sem um acompanhamento da oferta, é o que deve acontecer”.

Além disso, a necessidade de tornar os processos digitais no mercado imobiliário chegou mais rápido, com as imobiliárias tendo que adaptar os seus serviços para continuar os trabalhos durante o isolamento social. 

“Aqui na Apê11, como sempre focamos nas vantagens que a tecnologia traz, a maior parte dos processos continuou da mesma forma, agregando sempre que possível ao digital o que o ambiente regulatório e os costumes trazem. 95% dos nossos contratos foram assinados digitalmente em 2020! As mudanças foram no sentido da presença no escritório, quando todos os nossos colaboradores passaram a trabalhar remotamente, em home office, e as visitas aos imóveis, que tiveram ajustes”, explica Leonardo.

pesquisa imoveis novos em outubro de 2020

Secovi confirma desempenho positivo da venda...

9 de dezembro de 2020

O último estudo do Secovi-SP confirma o desempenho positivo da venda de imóveis novos na capital. Em outubro...

Continue lendo

financiamento

Setembro traz recorde histórico de R$12,9 bi...

30 de outubro de 2020

O último boletim informativo da ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e...

Continue lendo

pesquisa creci de agosto

CRECISP aponta resultados positivos no merca...

14 de outubro de 2020

A pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP) do mês de agosto registrou um...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.