Manutenção das fachadas do condomínio: por que é importante para a venda?

Por Natasha Meneguelli em 17 de agosto de 2020

A manutenção das fachadas do condomínio é uma tarefa importante. Afinal, é o primeiro aspecto visto por quem chega no edifício, ou por quem passa por perto. Na hora de vender o seu apartamento, este pode ser um dos detalhes que vai diferenciar o seu imóvel dos concorrentes. Entenda, nos próximos parágrafos, por que é importante e como realizar a manutenção das fachadas. 


Por que é importante fazer a manutenção das fachadas de condomínio?

Manter a estética do edifício traz benefícios para quem quer vender um apartamento. Mas não é a única razão pela qual a manutenção é necessária. Em uma cidade como São Paulo, a quantidade de prédios é grande. Por isso, morar em um local bem cuidado é essencial para manter a qualidade visual da cidade e para destacar a sua propriedade, além de aumentar a satisfação dos moradores. 

Ainda, de acordo com a Lei 10.518/88, o prazo máximo entre uma manutenção e outra deve ser de 5 anos. A razão disso é que a falta de cuidado com a fachada dos edifícios pode causar acidentes, já que há males ocultos que só são identificados com um laudo técnico. Inclusive, há a possibilidade de reformas que aumentem o intervalo de manutenção, como ajustes que conservam a pintura, por exemplo. 


De quem é a responsabilidade?

Cabe ao síndico cuidar do reparo e da manutenção do condomínio. Isto significa que cabe a ele reunir os moradores em assembleia para organizar os cuidados com a fachada. 

Se o seu condomínio exige um custo alto de manutenção, o ideal é ter uma reserva financeira. Incluir um valor na taxa de condomínio para ser usado em reparos futuros é uma solução possível. Se mesmo assim fica pesado para os moradores, é possível investir em uma modernização que torne os cuidados futuros menos custosos, ou fazer um empréstimo.


manutenção das fachadas do condomínio+


Como identificar que a fachada precisa de manutenção?

Tinta descascando, queda de revestimentos e ferrugem são alguns dos principais sintomas de uma fachada que precisa de manutenção. Os desgastes costumam ser mais intensos nos andares superiores, por conta da maior exposição ao sol, ao vento e à chuva. 


Como organizar a manutenção da fachada?

A organização é sempre muito importante, principalmente para evitar custos altos. O ideal é realizar reparos preventivos periodicamente. Para isso, o síndico pode procurar por serviços terceirizados de cuidados com a fachada. A empresa contratada será responsável por cuidar da parte externa da estrutura do prédio e, por ser especializada nisso, está mais preparada para otimizar os custos e diminuir as chances de reformas mais profundas. 

Caso o síndico tenha que preparar tudo isso sozinho, pode seguir algumas dicas:

  • faça uma boa pesquisa de empresas possíveis para realizar a manutenção;
  • converse com os síndicos dos prédios vizinhos e peça indicações;
  • analise suas opções e defina critérios para o melhor custo-benefício possível;
  • cheque os antecedentes de trabalho da empresa, para saber se ela responde a processos por conta de serviços mal feitos, por exemplo;
  • confira, também, se a empresa trabalha com os equipamentos de segurança necessários, e tem seguros para os seus funcionários.

o que faz uma incorporadora

Qual o papel da incorporadora no mercado imo...

26 de agosto de 2020

Entender o papel de uma incorporadora no mercado imobiliário é importante para quem quer comprar um imóvel novo,...

Continue lendo

brinquedoteca no condominio

Brinquedoteca no condomínio: quais os benefí...

15 de julho de 2020

Ter uma brinquedoteca no condomínio em que você mora traz vários benefícios para os seus filhos. Estes espaços...

Continue lendo

assembleia virtual de condominio

Assembleia virtual de condomínio: o que é e ...

13 de julho de 2020

Durante a pandemia do Covid-19, uma das medidas necessárias dentro dos edifícios de apartamentos residenciais foi...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.