Ipê Roxo: onde encontrar e quais os seus benefícios? - Apê11

Ipê Roxo: onde encontrar e quais os seus benefícios?

Por Natasha Meneguelli em 7 de junho de 2021

O Ipê Roxo é uma árvore brasileira que é utilizada como parte do paisagismo urbano em diferentes cidades do Brasil. Ela também é bastante presente em São Paulo. 

Ele floresce entre junho e novembro, o que significa que você já pode encontrar seus exemplares pela cidade. Suas flores são, na verdade, de cor rosa, mas o nome diferencia a árvore da que tem flores de tonalidade mais clara.

Saiba onde encontrar o Ipê Roxo e suas vantagens para a cidade e para você, caso queira plantar uma muda perto de casa.


Por que o Ipê Roxo é tão presente em São Paulo?

Como mencionado, o Ipê Roxo está muito presente no paisagismo urbano de São Paulo. Ele é bastante encontrado em grandes avenidas, cemitérios, praças e até ruas residenciais. Um exemplo é a famosa Avenida dos Bandeirantes.

A madeira dessa árvore é bastante resistente, de difícil corte, e ela é utilizada em setores como o da construção. Por isso, é valorizada em diferentes aspectos. 

Em relação à escolha para a paisagem urbana, é por conta do seu tipo de raiz, que é funda mas não se espalha. Isso facilita sua instalação na cidade. Ainda, suas copas são mais altas e ela se adapta a diferentes situações, inclusive impactos de veículos altos, como caminhões, e aos fios elétricos.

Essas árvores também “deixam cair” sementes, que podem ser utilizadas para a criação de mudas. Assim, podem ser plantadas em outros locais que permitam o grande porte dela, como praças e casas com quintal ou jardim grande.


ipe roxo


Quais os benefícios do Ipê Roxo para a sua saúde?

O Ipê Roxo pode trazer benefícios para a saúde. Há diferentes estudos realizados com a sua planta que indicam possíveis usos contra doenças. Um deles é o combate à sinusite, por conta de uma de suas substâncias, o lapachol. Ele também tem propriedade antimicrobiana, ou seja, atua contra bactérias e outros microorganismos. 

Outros pontos de destaque são suas propriedades nutritivas, o uso para cuidados com a pele e o aumento dos glóbulos vermelhos no sangue (relacionado à oxigenação do corpo).

Contudo, deve haver cuidado. Há contraindicações para mulheres grávidas e uso excessivo ou com medicamentos que tenham propriedades anticoagulantes. 

plano diretor

Revisão do Plano Diretor de São Paulo: como ...

17 de maio de 2021

O Plano Diretor de São Paulo é uma ferramenta de planejamento importante para o mercado imobiliário. Traz...

Continue lendo

desenvolvimento imobiliario e transportes

O que é o desenvolvimento imobiliário orient...

12 de abril de 2021

O Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (TOD) é um estímulo de crescimento urbano que tem feito sucesso ao...

Continue lendo

fazer faculdade em sao paulo

Vale a pena fazer faculdade em São Paulo?

18 de dezembro de 2020

Está pensando em fazer faculdade em São Paulo, mas ainda não tem certeza? Está cogitando se essa é uma boa...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.