Fundos de investimento imobiliário: o que são e como funcionam?

Por Natasha Meneguelli em 8 de janeiro de 2021

Os fundos de investimento imobiliário fazem parte de um dos setores que continuou crescendo durante 2020, mesmo com a pandemia. Um levantamento do Ticker11 encomendado pelo Estadão Broadcast indicou que este ano de 2021 já começou com 18 emissões em andamento ou já programadas, que totalizam R$ 5,4 bilhões.

Nos próximos parágrafos, entenda o que são e como funcionam. 


O que são fundos de investimento imobiliário?

Eles têm um funcionamento parecido com o investimento em ações, e podem ser considerados uma forma alternativa de investir em imóveis. 

São negociados na bolsa de valores e constituídos por cotas, normalmente vinculadas a algum tipo de ativo ou recebível imobiliário. A ideia é que você compre essas cotas e receba os rendimentos correspondentes. Algumas vezes eles são beneficiados por algum tipo de incentivo tributário.

Dentre os mais populares, os fundos baseados em CRI’s (Certificados de Recebíveis Imobiliários) são compostos por títulos de renda fixa lastreados em créditos imobiliários – fluxo de pagamentos de contraprestações de aquisição de bens imóveis, ou de aluguéis – emitidos por sociedades securitizadoras.

Outra opção são as chamadas cotas imobiliárias. Determinadas propriedades são fracionadas exatamente nessas cotas, que são comercializadas a distintos investidores. Cada uma terá suas regras de funcionamento, que em geral envolvem rateios de tempo de uso, de rendimentos e de custos.


investir em imoveis


Como funcionam?


Gestão profissional

Ao avaliar fundos e outras opções de investimento imobiliário disponíveis no mercado financeiro, não deixe de avaliar o profissionalismo e o histórico dos gestores. Fundos que são atrelados a rendimentos de aluguéis divulgam relatórios periódicos onde são explicadas as durações dos contratos e o histórico de vacância.

Deve haver transparência sobre quais dos imóveis fazem parte de um pool de venda ou locação. Não se deixe enganar por promessas de rendimentos muito acima do mercado: isso pode ser um sinal amarelo para a seriedade do gestor.


Retorno e tributos

Um dos pontos mais importantes é a valorização das cotas. Você pode vendê-las por um valor maior do que o de quando comprou, assim como ocorre com o mercado de ações. Essa valorização é normalmente tributada pelo ganho de capital.

Como já mencionado, alguns fundos distribuem rendimentos periódicos (mensais e trimestrais) que podem ter algum tipo de isenção tributária. Nunca esqueça de considerar os efeitos dos tributos sobre o seu rendimento líquido.


Riscos

Os riscos podem estar relacionados tanto ao estado do mercado imobiliário quanto ao próprio mercado financeiro.

No que diz respeito aos riscos imobiliários é fundamental ter a confiança de que os responsáveis pela gestão sejam profissionais, que tenham histórico de seriedade e boa condução do portfólio. Isso porque os bens envolvidos não estão sob sua administração direta.

A desvalorização do imóvel, atraso na conclusão de obra e a vacância de imóveis locados podem ser fatores relevantes de diminuição do rendimento. Observe ainda se os recebíveis imobiliários estão cobertos por garantias reais.

Um exemplo de grande correlação dos fundos com o desempenho do mercado financeiro, é que há vezes em que os fundos estão lastreados por ativos que são remunerados pelo CDI. 

Pode ocorrer de o investidor não dar a devida atenção a esse ponto no momento da decisão de investimento. Numa queda da taxa de juros, vista como estímulo ao crescimento econômico, esses fundos podem ter queda nos rendimentos. 

pagina do investidor em imoveis

O que há de novo na página de investimento e...

13 de janeiro de 2021

Se você quer investir em imóveis pela primeira vez em 2021, ou se já está neste mercado há um tempo, deve ter...

Continue lendo

retorno de investimento de imoveis

Retorno nos investimentos em imóveis: o que ...

20 de março de 2020

Se você tem interesse em comprar um imóvel para investir, saber o que é o retorno nos investimentos em imóveis...

Continue lendo

recorde mercado imobiliario em 2019

Dezembro registra recorde em indicadores do ...

21 de fevereiro de 2020

Dezembro de 2019 registrou recorde em indicadores do mercado imobiliário de residenciais novos na capital...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.