Financiamento ou consórcio: quais as principais diferenças? - Apê11

Financiamento ou consórcio: quais as principais diferenças?

Por Natasha Meneguelli em 24 de março de 2021

Está pensando em comprar um imóvel e ainda não decidiu se a melhor opção para isso é pagar por financiamento ou consórcio? Este artigo, realizado em parceria com a UP Consórcios, traz as definições e as principais diferenças entre os dois modelos de compra.


O que é o financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é uma modalidade de empréstimo para compra de imóveis. Depois de escolher a casa ou apartamento que pretende adquirir, o comprador passa por um processo de aprovação de crédito. 

Isto normalmente ocorre com um banco ou outra instituição financeira, e cada uma terá uma taxa de juros e critérios diferentes, que geralmente são os dois principais fatores que você precisa analisar para escolher o banco. 

Uma dica é utilizar as simulações de crédito imobiliário, e aqui na Apê11 você encontra um simulador que cobre os principais bancos do Brasil e os compara para você. Você também terá que atender aos requisitos deles, demonstrando que as parcelas do financiamento não comprometem excessivamente a sua renda familiar. 

É essencial ter toda a sua documentação em dia, a entrada para pagamento, e clareza sobre a sua capacidade de pagamento em relação às parcelas. 


O que é o consórcio de imóveis?

O consórcio funciona como um grupo de pessoas que se reúne para comprar um bem, no nosso caso, um imóvel. Paga-se parcelas mensais para a administradora, que gerencia o processo, e a cada mês um ou mais desses membros são sorteados para receber o dinheiro para comprar o imóvel à vista. 

A contribuição de todas as mensalidades deve ser o suficiente para comprar, no mínimo, um bem por mês. Entretanto, existem consórcios com um grande número de participantes, em que várias pessoas podem ser contempladas em um mesmo mês.

Há grupos que podem durar de 10 a 15 anos. Um ponto positivo é que não possui juros, apenas a taxa da administradora. Entre as desvantagens está que o risco maior não será de uma instituição financeira, e sim seu e de quem mais estiver no grupo do consórcio.

O recomendado é verificar bem o histórico dos grupos, caso tenha pressa na contemplação. Para que, desta forma, consiga se planejar melhor com valores competitivos de lance. Aqui vale uma boa pesquisa entre as administradoras.


pagar por fnanciamento ou consorcio


Quais as principais diferenças entre o financiamento e o consórcio?


Tempo

Enquanto a compra do imóvel e a mudança são imediatas no financiamento, no caso do consórcio é necessário esperar que o seu nome seja sorteado. Por conta disso, o financiamento costuma ser uma escolha comum para quem vai comprar uma propriedade pela primeira vez, ou para quem tem pressa em se mudar. 


Burocracia

Para contratar um consórcio, a burocracia pode ser menor que a de um financiamento bancário. Além disso, não é necessário oferecer um valor como entrada. A vantagem disso é que você pode guardar o dinheiro para dar seus lances nas assembleias.


Despesas recorrentes

Se você mora de aluguel, o consórcio pode ser uma desvantagem por você ter que pagar ambos os valores mensalmente. Outro detalhe é que, mesmo para quem já tem um outro imóvel, as despesas de manutenção e gastos mensais com ele podem ser significativas a ponto de não valer a pena.


Juros

Os juros e taxas são essenciais para escolher entre os financiamentos de diferentes bancos. Uma vantagem importante dos consórcios é que, além de não haver juros, o único “valor extra” que você tem que pagar será a taxa administrativa da instituição que oferece o consórcio. 

perfil de credito imobiliario

Apê11 no Radar Imobiliário: Como andam as pr...

19 de março de 2021

Leia na íntegra a matéria do Radar Imobiliário, de 18 de março, com dados da Apê11 sobre o perfil de crédito...

Continue lendo

financiamento de imoveis caixa

Caixa lança nova linha de crédito imobiliári...

26 de fevereiro de 2021

A Caixa Econômica Federal lança, a partir de 01 de março, uma nova linha de Crédito Imobiliário Poupança. De...

Continue lendo

casa verde e amarela

O que muda com o programa Casa Verde e Amare...

2 de outubro de 2020

O Casa Verde e Amarela é o novo programa habitacional do governo Bolsonaro, que possui algumas diferenças em...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.