Como vender um imóvel? - Apê11

Como vender um imóvel?

Por Natasha Meneguelli em 5 de fevereiro de 2021

Quer saber como vender um imóvel de uma forma que seja fácil de entender? Este processo nem sempre é claro, principalmente para quem está comercializando uma casa ou apartamento pela primeira vez. Neste texto, o foco é te passar as etapas que você precisa executar para chegar na venda. 


1. Organize a documentação

Ter a sua documentação e a do seu imóvel em dia é primordial para realizar a venda. Problemas legais de quem é o proprietário ou com a regulamentação da propriedade podem ser impeditivos para a efetivação da transação.

É importante entender que são questões relacionadas especificamente ao imóvel ou aos proprietários, como, por exemplo, atrasos no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), não ter o Habite-se, processos trabalhistas, ou divórcios recentes sem acordos de divisão de bens já finalizados. 


2. Procure por uma imobiliária

Pesquise por imobiliárias que atuam na região onde fica localizado o seu imóvel. A partir dos resultados, identifique a que melhor serviria para as suas necessidades. Normalmente, as prioridades são atendimento rápido, site fácil de utilizar e diferenciais de serviço. 

Neste ponto, há tanto quem prefira trabalhar exclusivamente com uma imobiliária quanto quem anuncia o imóvel com várias. O mais comum é o segundo caso, mas a decisão deve ser a partir das suas preferências pessoais. 

É essencial, também, estar preparado para oferecer as informações das quais a imobiliária precisa sobre você e sobre o seu imóvel, como matrícula, CPF, disponibilidade de horários para visita de potenciais compradores, entre outros. 


venda de imoveis


3. Pesquise sobre o seu imóvel no mercado

O aconselhado é que a pesquisa seja uma combinação da sua busca pessoal por informações com o que o corretor e a imobiliária contratados podem te oferecer além disso. 

O objetivo é entender como está o seu imóvel no mercado, para ter certeza da precificação correta, do tipo de comprador que tem interesse na propriedade e quão rápido ele será vendido. Existem ferramentas que podem te ajudar com isso, mas geralmente devem ser lembrados aspectos do imóvel em si e do seu entorno. 


4. Esteja disponível

O vendedor é uma parte essencial para que a venda ocorra. Por conta disso, ele tem funções específicas que atrasam ou impedem a comercialização quando são esquecidas. 

Esteja disponível para responder perguntas, analisar propostas e receber dicas e observações do corretor e da imobiliária. Esses são pontos que aceleram os processos e adiantam a venda. 


5. Cuide da apresentação do imóvel

Isto pode ocorrer de duas principais formas. A primeira é bem simples e possível, sem custos significativos: limpeza e organização. São dois pontos fáceis de resolver e que já trazem uma aparência mais agradável e atrativa nas fotos tiradas do imóvel e durante as visitas de compradores. 

Outro ponto são modificações rápidas, como pintura e pequenos reparos, que valorizam o imóvel e podem ajudar a tornar o preço mais vantajoso para você. 


Bônus: aprofunde as dicas

Você encontra dicas mais aprofundadas e completas em vários textos aqui do blog. Alguns exemplos são o guia do vendedor, que te dá uma visão completa do processo de venda; e a visão sobre como será o mercado imobiliário em 2021.

o que e ITCMD

ITCMD: o que é e quando você deve pagar?

10 de fevereiro de 2021

Saber o que é e quando você deve pagar o ITCMD é essencial para quem está recebendo alguma herança, inclusive...

Continue lendo

guia da venda do imóvel

Guia da venda de imóveis

14 de dezembro de 2020

A venda de imóveis é uma questão que pode trazer muitas dúvidas, principalmente para quem vai realizar a...

Continue lendo

o que inventario do imovel

Inventário do imóvel: o que é e como funcion...

25 de novembro de 2020

O inventário do imóvel pode trazer muitas dúvidas. Afinal, há diferentes partes envolvidas e várias normas...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.