Como saber se o momento da economia é bom para investir em imóveis? - Apê11

Como saber se o momento da economia é bom para investir em imóveis?

Por Natasha Meneguelli em 19 de fevereiro de 2021

Para saber se o momento da economia é bom para investir em imóveis, é essencial realizar uma boa pesquisa e pensar nos detalhes sobre o seu perfil e o que você busca. Nos próximos parágrafos, veja as perguntas que deve responder e quais as ferramentas e caminhos que te ajudam a ter uma maior base para decisão.


Qual o seu perfil de investidor?

O perfil de investidor está relacionado com a tese de investimento em que você acredita e com o orçamento disponível para investir. Se você é iniciante, pode responder a esta pergunta com os seguintes passos:


1: Defina o orçamento

Há quem tenha grandes montantes para investir e até quem realiza um financiamento ou empréstimo para isso, ou seja, faz uma aquisição “alavancada”. É primordial que você saiba de onde está começando para definir a tipologia de imóvel que consegue comprar. 

Para isso, você pode entender os diferentes tipos clicando aqui e os estilos deles neste outro texto. Para a pesquisa de preços você pode utilizar os mecanismos de busca comuns, o auxílio de um corretor e imobiliária ou as ferramentas Apê11.


2: Tese de investimento

Você pode investir em imóveis na planta com possibilidade de valorização, nos que possuem algum desconto ou naqueles com necessidades de reforma. Estes são alguns dos exemplos de teses de investimento que costumam ser mais fáceis de compreender em relação à forma como o retorno financeiro é conseguido, seja por renda de aluguel ou revenda.


Como está o mercado imobiliário?

No caso de São Paulo, você pode entender a situação do mercado imobiliário por meio dos portais de notícia especializados, artigos de especialistas e resultados de pesquisas de instituições deste setor. 

As mais gerais costumam trazer perspectivas como o valor da Taxa Selic e como ela influencia nos financiamentos de imóveis, no aumento ou diminuição dos preços das unidades residenciais e no que se espera de forma geral da economia brasileira. 


investir em imoveis


Como está o mercado para o tipo de imóvel que se encaixa na sua tese de investimento?

Esta pesquisa é mais objetiva, focada nos detalhes que você precisa para colocar a sua decisão de se vale ou não a pena investir em prática. Você pode consultar as fontes de pesquisas imobiliárias ou ferramentas que realizam esta análise específica para você. Conheça algumas opções:

  • Imóveis novos: uma das fontes de conhecimento sobre como estes imóveis estão no mercado é o Secovi (Sindicato de Habitação). Ele traz pesquisas mensais não só sobre vendas, lançamentos e oferta, mas também estudos de preço e reajustes de aluguel. Ambos são úteis para quem quer investir. 
  • Imóveis usados: quem traz dados sobre esse segmento em São Paulo é o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
  • Por teses de investimento: a Apê11 lançou recentemente uma página focada no interesse dos investidores. Você encontra os imóveis catalogados e separados a partir do seu interesse, como imóveis com preço abaixo do da região e imóveis com desconto, por exemplo.
  • Pesquisa de imóveis por tipo: na Home Apê11 você encontra tanto categorias para imóveis na planta e usados quanto baseados em estilo de vida, que podem ser usados com o pensamento no público alvo para aluguel ou revenda.
ape11 no estadao

Apê11 no Estadão: Com Selic em baixa, invest...

17 de fevereiro de 2021

Leia na íntegra a reportagem do E-Investidor do Estadão com dados compilados da Apê11 e entrevista com Leonardo...

Continue lendo

pesquisa secovi 2020

Pesquisa Secovi: 2020 supera os resultados d...

12 de fevereiro de 2021

A Pesquisa do Mercado Imobiliário do Secovi-SP de dezembro trouxe os resultados de 2020 em relação a 2019. Os...

Continue lendo

investir em imoveis

Imóvel abaixo do preço da região: o que você...

8 de fevereiro de 2021

O imóvel abaixo do preço da região faz parte de uma das teses de investimento mais comuns no mercado...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.