Como resolver infiltração em casa?

Por Natasha Meneguelli em 19 de agosto de 2020

Infiltração é um problema desagradável que pode trazer sérias consequências para o seu imóvel e para a sua família se não resolvido. Por isso, saber como identificar e resolver essa questão é essencial. Nos próximos parágrafos, explicamos estes e outros detalhes sobre mofo e umidade. 


O que causa os problemas de infiltração?

Há muitas causas possíveis para a infiltração. Questões climáticas, como chuvas, mudanças de temperatura e falta de luminosidade são alguns dos motivos para o surgimento de mofo e umidade nas paredes da casa, ou de goteiras em lajes e telhados, por exemplo. 

Quando o problema está em fase inicial, é mais fácil resolver, e você mesmo pode cuidar disso. Mas se já estiver mais avançado, a contratação de um profissional especializado pode ser necessária. 


Como identificar?

Você deve dar atenção à infiltração nos primeiros sinais de mofo. Este costuma ser o principal indicador de que uma manutenção é necessária. Contudo, nem sempre ele indica um problema simples, pode ser que já esteja em uma fase mais avançada. 

O bolor pode aparecer na pintura, na massa corrida, na massa fina ou no reboco. Se a infiltração atinge uma viga de sustentação, por exemplo, pode ser que você precise realizar uma reforma mais profunda. Afinal, isto pode danificar a estrutura da do imóvel. Alguns locais em que o mofo pode aparecer:

  • rodapé da parede externa: em épocas de chuva, as paredes que estão para fora da casa acabam recebendo muita umidade, o que pode causar infiltração se não há luminosidade e ventilação suficiente;
  • paredes na divisa: quando a casa é construída na divisa do terreno, nem sempre você sabe o que há do outro lado. Ou seja, também depende dos cuidados do seu vizinho, exigindo mais atenção;
  • trincas e rachaduras: principalmente quando elas estão na parte externa da casa, elas podem causar infiltração na parte de dentro. Também ocorrem quando há revestimentos externos danificados.


infiltracao


Como resolver a infiltração?

Apesar de ser um problema que exige a sua atenção, resolver a infiltração pode ser bem simples. Uma dica para evitar reformas mais profundas é realizar manutenção periódica. Pode parecer trabalhoso, mas é uma medida preventiva que diminui os seus gastos futuros com reparos. Mas como resolver a infiltração que você já identificou? Veja os passos abaixo: 

  • Passo 1: identifique a origem do problema;
  • Passo 2: neutralize a infiltração do lado de dentro com um produto impermeabilizante;
  • Passo 3: no local de origem da infiltração, normalmente na parte externa do imóvel, raspe o reboco do local identificado de origem;
  • Passo 4: depois de secar, passe um produto impermeabilizante;
  • Passo 5: faça um novo reboco com cimento. 

Vale lembrar, novamente, que se o problema se repetir ou se parecer muito complicado, o ideal é que você contrate um profissional especializado. 


O que acontece se você não resolve o problema?

Há dois principais riscos. O primeiro é em relação à estrutura do seu imóvel. Ele pode comprometer a pintura, o gesso e até os alicerces da casa. Outra consequência é que o mofo e as goteiras podem causar problemas de saúde, normalmente respiratórios. Isto, principalmente para pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e mulheres grávidas.

tipos de decoracao

8 estilos de decoração para se inspirar!

21 de outubro de 2020

Se você está pensando em reformar a sua casa, é interessante ter estilos de decoração para se inspirar....

Continue lendo

plantas permitidas para quem tem animal de estimação

Plantas para quem tem animal de estimação em...

23 de setembro de 2020

Saber que plantas são permitidas para quem tem algum animal de estimação é essencial para manter a saúde dos...

Continue lendo

reformar azulejos

5 dicas para renovar os azulejos do banheiro...

21 de setembro de 2020

Quer saber como renovar os azulejos do banheiro e da cozinha para deixar tudo com cara de novo, mesmo sem ter de...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.