Alvarás de edifícios em São Paulo recuam 26,3% no 1º trimestre - Apê11

Alvarás de edifícios em São Paulo recuam 26,3% no 1º trimestre

Por Natasha Meneguelli em 26 de maio de 2021

No primeiro trimestre de 2021, o número de alvarás de empreendimentos verticais na cidade de São Paulo teve diminuição de 26,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado teve impacto significativo advindo do mês de março, que apresentou desempenho menor por conta do agravamento da pandemia. 

Entenda o que traz a pesquisa do Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário e o motivo de esse indicativo ser relevante.


Como funciona a pesquisa?

O Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário é um estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em parceria com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). 

São utilizadas as últimas informações da base disponibilizada pela Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP). Os dados sobre a emissão de alvarás para construção de empreendimentos verticais são compilados e analisados. 

Esse indicador permite prever o número de construções e lançamentos de imóveis nos meses seguintes, já que o alvará de construção é um documento emitido antes de as obras começarem. Ele é uma obrigação legal, que garante as normas de segurança e engenharia foram seguidas.

No caso da pesquisa, são considerados alvarás de aprovação, e alvarás de aprovação e execução de novas edificações. Incluem-se reconsiderações de despacho para empreendimentos verticais, que são aqueles com 4 ou mais pavimentos. 

Além disso, eles devem ser classificados como Habitação de Interesse Social (HIS), Habitação de Mercado Popular (HMP) e conjuntos residenciais horizontais (R2H-3).


alvaras de construcao


Quais os principais resultados do Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário?


Últimos doze meses

O número de alvarás concedidos na cidade de São Paulo para construção de novos empreendimentos verticais chegou ao total de 922 nos últimos 12 meses encerrados em março de 2021. 

O recuo foi de 0,5%, depois de atingir recorde histórico das concessões, por conta do resultado negativo registrado no 1º trimestre, que envolveu 174 alvarás (queda de 26,3% em relação ao mesmo período de 2020). 

A redução se concentrou nos documentos concedidos no mês de março, que coincidiu com o agravamento da pandemia da Covid-19 e com as maiores restrições na capital. 


Distribuição regional

Entenda os principais dados sobre as diferentes Zonas da capital de São Paulo:


Acúmulado de doze meses

As concessões de novos empreendimentos verticais dos últimos 12 meses tiveram destaque na Zona Leste (44,4%), seguida pela Zona Norte (21,1%), Zona Sul (19,2%), Zona Oeste (11,6%) e Centro (3,7%). 


1º trimestre

Nos resultados do 1º trimestre de 2021 a Zona Leste também representou a maioria, com 46% do total concedido. Ela foi seguida pela Zona Sul (23,0%), Zona Oeste (14,9%), Zona Norte (14,4%) e Centro (1,7%).


Variação

Houve crescimento do interesse imobiliário em duas das cinco Zonas nos últimos doze meses: Zona Sul com 13,5% e Centro com +9,7%. O restante teve queda nas concessões do documento, sendo 6,0% na Zona Leste, 1,0% na Zona Norte e 0,9% na Zona Oeste. 


Comparação com o mesmo período

Na comparação entre o 1º trimestre de 2021 e o de 2020, os avanços foram registrados na Zona Sul (37,9%) e Zona Oeste (18,2%), com recuos para Centro (72,7%), Zona Norte (59,0%) e Zona Leste (29,2%).

caixa financiamento

Caixa anuncia redução temporária de parcelas...

9 de junho de 2021

A Caixa Econômica Federal divulgou neste começo de junho uma nova alternativa para o pagamento das prestações...

Continue lendo

imovel ideal para millennials

Qual o imóvel ideal para os Millennials?

24 de maio de 2021

O imóvel ideal para os Millennials está relacionado às tendências para as residências de agora e do futuro....

Continue lendo

ape11 na imprensa

Apê11 na Folha: Juros baixos e pandemia impu...

27 de abril de 2021

Leia na íntegra a reportagem da Folha de S. Paulo com participação do cofundador da Apê11, Leonardo Azevedo,...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.