5 dicas para renovar os azulejos do banheiro e da cozinha sem quebradeira

Por Natasha Meneguelli em 21 de setembro de 2020

Quer saber como renovar os azulejos do banheiro e da cozinha para deixar tudo com cara de novo, mesmo sem ter de fazer quebradeira? Nos próximos parágrafos nós separamos 5 dicas de como fazer esta pequena reforma. 


Pintar o azulejo

Esta é uma das opções mais óbvias quando pensamos em reforma de azulejo, e pode ser, também, econômica. Há tanto a opção de preservar o formato das peças quanto de tornar a parede lisa. O passo inicial para ambos os casos é realizar a limpeza, de preferência com produtos que tirem gordura e mofo. 

Outro detalhe para manter a qualidade ao longo do tempo é a escolha da tinta, que deve ser epóxi ou específica para azulejos. Normalmente há opções com maior resistência à umidade.


Azulejo sobre azulejo

Esta técnica é aconselhada para lugares pequenos, onde há menos espaço para realizar acabamentos. O principal cuidado é com as peças que servirão de suporte para as novas. Elas não podem estar estufadas, rachadas ou com qualquer outra anormalidade. Você precisa considerar, também, que haverá um aumento de pelo menos dois centímetros na espessura da parede. 


Adesivo vinílico

Esta é uma forma de mudar o visual da cozinha e do banheiro sem muito esforço, e com um resultado moderno e colorido, com uma variedade de efeitos. Eles costumam ser aptos para ambientes úmidos, mas, ainda assim, o ideal é evitar o contato direto com água. Você deve aplicá-lo sobre o rodapé do piso e o rodapé da bancada, evitando o interior da ducha. Para realizar a limpeza utilize apenas um pano úmido com algumas gotas de detergente neutro, evitando escovas, álcool e outros produtos mais agressivos.


renovar cozinha e banheiro


Textura

Este tipo de reforma costuma exigir um profissional especializado para um bom acabamento, já que a aplicação envolve  processos específicos que dependem do tipo de textura desejado. Alguns possíveis efeitos são os que simulam madeira, linho, camurça, mármore, entre outros. A limpeza e o nivelamento dos azulejos também é muito importante. 


Massa acrílica

O ideal é que a massa acrílica seja aplicada por um profissional especializado, já que ela também envolve um procedimento bastante específico. Ela permite que você faça o nivelamento dos azulejos, eliminando os rejuntes e outros sinais de relevo que as peças de cerâmica possam apresentar. Dessa forma, a parede fica com um aspecto liso em alvenaria comum. Além da limpeza, um bom serviço inclui a correção de imperfeições e a aplicação de três camadas de massa acrílica intercaladas com o lixamento para um acabamento perfeito. Com tudo isso feito, é possível pintar a parede normalmente e, para que o resultado dure mais tempo, é aconselhável a utilização de tinta acrílica, que é mais resistente e fácil de limpar. 

tipos de decoracao

8 estilos de decoração para se inspirar!

21 de outubro de 2020

Se você está pensando em reformar a sua casa, é interessante ter estilos de decoração para se inspirar....

Continue lendo

plantas permitidas para quem tem animal de estimação

Plantas para quem tem animal de estimação em...

23 de setembro de 2020

Saber que plantas são permitidas para quem tem algum animal de estimação é essencial para manter a saúde dos...

Continue lendo

como resolver infiltracao

Como resolver infiltração em casa?

19 de agosto de 2020

Infiltração é um problema desagradável que pode trazer sérias consequências para o seu imóvel e para a sua...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.