5 dicas para a primeira visita a um imóvel

Por Natasha Meneguelli em 16 de abril de 2019

Chegou o momento de realizar a primeira visita a um imóvel, que pareceu bem interessante no anúncio, e você não sabe muito bem o que deve fazer? Nos próximos parágrafos iremos dar 5 dicas de como realizar essa visita de maneira eficiente.

 

Seja cordial com o vendedor durante a visita

Um bom relacionamento com um potencial vendedor é essencial. Na primeira visita ao imóvel, faça perguntas sobre ele, todas as que surgirem na sua mente, mesmo aquelas difíceis de responder.

É muito mais fácil lembrar ou ter questionamentos quando se está na casa ou apartamento de interesse. Contudo, não se pode esquecer de sempre portar-se com educação e gentileza. Lembre-se: você está na casa do vendedor!

A segunda dica importante diz respeito a não iniciar negociações, tampouco verificar se o vendedor aceitaria determinada oferta sua durante a visita. Afinal, essa atitude pode fazer com o que o vendedor se sinta acuado, constrangido e, no limite, ofendido. Esta situação pode acabar, muitas vezes, minando as condições para uma boa negociação futura.

Depois da visita, volte para casa e faça as comparações. Só então pense se o preço pensado por você realmente faz sentido. Neste momento você poderá enviar sua proposta, já com a consciência de que está negociando de uma forma mais certeira, justa e dentro da realidade.

Muito importante: não mexa em nada. Não é educado mexer em objetos que não são seus.

 

Use de abstração ao analisar o imóvel

Se o imóvel está com a mobília do proprietário, que normalmente não está inclusa na compra, tenha certeza de entender quais são as características do imóvel  com a retirada desses itens. Lembre-se: você não precisa gostar do estilo de decoração do proprietário atual para que o apartamento seja bom para você!

Já com o imóvel desocupado, ocorre a situação inversa. Logo, imagine como os seus objetos ficarão ao serem colocados nos cômodos. Também qual seria a disposição para melhor aproveitamento de espaço.

A mesma coisa para imóveis precisando de reforma. Um olhar para o futuro pode te dizer se há um grande potencial ali ou não.

Ferramentas de projeção em 3D ou contratação de profissionais de decoração ou arquitetura também são formas que podem ajudar na visualização do produto final.

 




O imóvel precisa estar adequado às suas necessidades

Avaliar, na primeira visita a um imóvel, se ele atende ou não ao que você precisa é um ponto importantíssimo. Principalmente no caso de financiamentos.

Afinal, comprar uma casa ou apartamento envolve um bem de longo prazo de uso.

Também, detalhes que devem ser levados em conta são as condições do entorno do imóvel. Inclui meios de transporte, infraestrutura, ruídos, arborização e segurança, por exemplo.

Se você possui filhos ou pessoas na terceira idade na família, escolas e opções de lazer voltadas a esses dois públicos são primordiais.

Lembre-se: não adianta comprar um apartamento que tem como principal benefício uma ótima academia se o serviço não será utilizado. Nem mesmo uma casa com espaço extra se o custo com limpeza ou tempo de organização atrapalhar sua rotina de trabalho.

 

Tome nota e escreva comentários durante a visita

Anotar os destaques do imóvel e as suas observações sobre os pontos mais relevantes é uma dica indispensável para uma compra consciente.

Quando você visita muitas casas e apartamentos, é comum começar a confundir ou mesmo esquecer as características deles. Tanto as positivas quanto as negativas. 

Logo, suas anotações sistemáticas ajudarão a analisar suas vantagens e desvantagens quando chegar no momento de tomar uma decisão.

 

Não esqueça de marcar seu interesse

No site da Apê11, dentro do “Meu Álbum”, há a opção de marcar o seu nível de interesse na casa ou apartamento que visitou, que são: tenho interesse, talvez tenha interesse, e não tenho interesse.  

Essa rotina simples vai te ajudar a refinar as suas opções ao longo do processo de compra.

 

Assista ao nosso vídeo sobre o tema:

 

lavanderia no condomínio

Quais as vantagens da lavanderia no condomín...

2 de dezembro de 2020

Se você está procurando um apartamento novo para comprar, é bem provável que tenha se deparado com a opção de...

Continue lendo

casa verde e amarela

O que muda com o programa Casa Verde e Amare...

2 de outubro de 2020

O Casa Verde e Amarela é o novo programa habitacional do governo Bolsonaro, que possui algumas diferenças em...

Continue lendo

despesas da compra do imovel

Quais as 4 principais despesas para comprar ...

28 de agosto de 2020

A compra de um imóvel envolve despesas além do pagamento da casa ou apartamento em si. Por isso, considerar esses...

Continue lendo

Comece agora

Compre e venda casas e apartamentos de
um jeito simples, econômico e transparente.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.